quinta-feira, 28 de julho de 2011

A volta da alegria

O jogo de ontem, jogo não, o embate épico, oriundo diretamente do Baghvad Ghita, foi o melhor embate em anos no futebol brasileiro. Não foi belo só pelo placar, ou pelos gols, mas por um motivo: alegria. A alegria, que nos caracteriza, que sempre é tida como o maior cartão de visitas do brasileiro, estava há muito esquecida, em detrimento da técnica e da raça. Não, leitor anti-patriota, não falo contra o Uruguai, tivemos a prova do valor da raça na Copa América, mas falo sobre os times brasileiros. Nosso fiasco, no continental, é devido, em grande parte à falta de identificação dos jogadores, mas a principal origem é a falta de alegria, a falta de motivação, de orgulho. O que se viu ontem foi um Santos mordido, que queria provar as coisas e um Flamengo sublime. O que causou isso? A alegria de jogar. Ronaldinho parecia uma criança em campo, mais moleque que o piazim dos sonhos. A falta que ele cobrou, na malandragem, o sorriso que ele não parou de esbanjar. Mas ele não foi o único. Elano, apesar de ter se dado mal, resolveu tirar onda, como um piá, um moleque inconsequente. E também o arqueiro rubro-negro, no melhor estilo pelada de amigos, saiu marrento fazendo embaixadinha...
A alegria dos jogadores contagiou a torcida, mas a tensão do jogo também. Com uma defesa como a do Flamengo - que deixa a desejar- e a do Santos que se mostrou frágil, ambos os times correm risco de nadar e morrer na praia. Flamengo quer o hepta. Torçam para que o Pirulito resolva. Santistas, se até o Deivid- que não está em grande fase- passou por essa defesa, Messi vai brincar... Pode-se comparar assim: o Piazim de ouro caminhava na área do Flamengo e a defesa nem via. Agora troque a defesa parada pela do Santos, e Messi no lugar de Neymar, e ai estará a final do mundial.
Para finalizar, o que se pode dizer, não é que o Peixe perdeu, longe disso. Aconteceu, que o Flamengo, digo, a camisa do Flamengo se impos. Nelson Rodrigues dizia que a camisa do Flamengo algum dia ia jogar sozinha e vencer todas. Não sei se chegou esse tempo, mas que ontem ela se levantou, se agigantou e calou a Vila, ahh calou, e ninguém mais que o Anjo Pornográfico estará feliz nessa rodada.

12ª Rodada- Continuação

Vasco x Bahia - Rio de Janeiro, São Januário às 19:30
Promessa de bom jogo. Para o Bahia, significa sair da zona de rebaixamento, respirar um pouco no campeonato e, como uma forma de judiagem de Deus, jogar o Peixe, é o primeiro fora, para a zona do capeta. Mas para o torcedor do Bahia, um aviso, é preferível vencer sem tomar gols, e golear o Vasco em casa, para poder superar o Coritiba no saldo de gols. Já para o Vasco, a motivação não está na 4ª colocação no campeonato. A motivação, como eu adiantei ontem, ao falar sobre o jogo da rodada (aqui), o que motiva o Vasco, e o Flamengo, é o outro, sua antítese natural. Para os vascaínos (acompanhei parte do jogo enquanto conversava com uma), é o fim ver o Flamengo sair-se bem de qualquer coisa, e agora torna-se questão de honra ofuscar o brilho rubro-negro. Promessa de jogão.
Ceará x Atlético-Pr - Fortaleza, Presidente Vargas às 21:00
Se fosse para escolher um jogo para hoje, seria este duelo, entre um time que está querendo se afirmar e provar que não é pequeno, nem médio, e outro que já provou, mas parece querer provar o contrário. Para o Ceará, é interessante vencer para se aproximar do grupo mais bem colocado. É uma forma de garantir que pode lutar por alguma coisa mais importante mais pra frente. Já o Furacão tem que encorpar, pois seu pífio desempenho, com uma vitória, e com todos os gols marcados contra as 'fortes' defesas de times cariocas, está envergonhando seus torcedores. Mas, com uma vitória contra o botafogo na última rodada, o time deve crescer e causar problemas à carroça desembestada. Promessa de bom jogo.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O jogo da décima segunda rodada

Hoje à noite, em Santos, acontecerá uma partida que fará Beato Anchieta reviver e a marquesa de Santos se tornar a Imperatriz. Trata-se de Santos e Flamengo. Mas não adianta se enganar, não é um jogo qualquer, mas um jogo com ares épicos. Não só pelas estrelas que estão em campo, mas por todo o contexto em que se apresentam ambas as equipes. A desconfiança dos alvi-negros, depois do fiasco que o trio titular Elano-Neymar-Ganso protagonizou na Copa América, precisa ser acabada. Trata-se de uma questão de honra para um time que ganhou sua terceira libertadores, a única que não tem os pés do Marte tupiniquim da vila. Para o Flamengo, trata-se da mais simples e pura emoção, algo que transcende a atual situação, que faz esquecer qualquer invencibilidade, que ignora tudo. Trata-se de algo mais sublime e espiritual do que aparenta. Refiro-me aqui, não apenas à raça que a torcida exige dos seus, mas a algo que está na essência do Club des Regates du Flamengo: o não ser Vasco.
O que define o Flamengo, é o não ser Vasco, e vice-versa. Se você pergunta a um flamenguista, o que ele nunca seria, a resposta é Vasco. E o contrário é válido. Essa rivalidade que transcende o momento, o futebol a instituição, começou no remo. Minto, o remo foi a primeira materialização dessa rivalidade. Ela existe, desde tempos imemoriais: aqueus e troianos, persas e romanos, gregos e persas. E a última e mais pujante materialização dessa rivalidade surgiu, como que por capricho de Deus, entre dois barcos, e agora, nos gramados. E é essa rivalidade que vai mover o Flamengo hoje, pois o Vasco, sua antítese total-- não farei aqui juízo de valor, nem posicionarei bandido e mocinho-- está um ponto atrás na tabela, em quarto. E isso, apenas isso, é que vale. É quase uma ofensa, para um flamenguista, estar tão próximo ao Vasco. E não adianta pensar que só o flamenguista pensa assim. Para o vascaíno, estar tanto tempo sem vencer do Flamengo em uma final, já são lá várias finais de turnos do carioca, três cariocas e uma Copa do Brasil, é uma vergonha inimaginável, e ser chamado de vice é uma ofensa que rasga as entranhas. A final do campeonato será, um Flamengo e Vasco, e, baixando o profeta, digo, que o que vai decidir o campeonato, na última rodada será essa rivalidade. E sendo um campeonato longo, longuíssimo, o que vai manter esses atletas em pé, suando a camisa, será, justamente, a camisa do outro. 

12ª Rodada

Boa tarde! Na décima segunda rodada teremos 9 partidas, já que Corinthians e Inter já foi disputada. Desta rodada elegeremos uma partida como a partida da rodada. Vamos aos jogos:

Botafogo x Avaí - Rio de Janeiro, Engenhão às 19:30
Este jogo promete ser um jogo pegado, já que ambas as equipes têm ambições de longo prazo e não pretendem perder os pontos que disputam. O botafogo, com 16 pontos precisa da vitória para não se afastar do grupo dos 4 líderes, que já conta com dois cariocas. Ganhando, pode ficar com o mesmo  número de pontos do Palmeiras. Já o Avaí, com 7 pontos precisa da vitória, e de uma combinação de resultados para sair já nesta rodada da zona do diabo. Vencendo Grêmio e Cruzeiro,e claro, vencendo o Avaí, o Z-4 já será passado para o time da ressacada. Promessa de bom jogo.

Grêmio x América-Mg - Porto Alegre, Olímpico às 19:30
Outro jogo que pode emocionar o torcedor. Não adianta se enganar achando que o jogo será sonolento. Pode até ser, mas a perspectiva é de luta, pelo menos da parte do Coelho. Para o Grêmio, trata-se de se recuperar no campeonato. Com 12 pontos, precisa torcer contra o Verdão do Alto da Glória para subir uma posição. Já para o Coelho, a vitória é imprescindível para sair da zona de rebaixamento. Precisa torcer contra o Dragão e vencer a partida para sair da degola. Promessa de jogão.

Atlético-Mg x Fluminense - Ipatinga, Ipatingão às 19:30
Clássico nacional, este jogo também diz muito para ambos os times. O galo precisa golear e torcer para uma vitória do são paulo, se quiser se posicionar com 14 pontos na frente do Coxa. Além de galgar posições, é essencial para sua apaixonada torcida (que não merece o desempenho atual do time) que o time se afaste 'dali'. Para o Fluminense a motivação é a mesma do botafogo, subir para ficar próximo aos líderes da contenda. Tem de torcer por empate entre Palmeiras e Figueirense e uma derrota de Botafogo e Cruzeiro para poder ficar em sexto, ganhando a posição do Inter que já jogou. Promessa de gols!

Atlético-Go x Cruzeiro  - Goiania, Serra Dourada às 19:30
Outro jogo dramático. O Dragão precisa da vitória e de uma derrota de Bahia, Galo e Santos para sair da zona do suicidio. Com 9 pontos, chega a 12, com essas três derrotas, os três times ficam com 11 pontos e o Atlético sobe três posições. Para o Cruzeiro trata-se de vencer e contar com tropeços de Vasco e Palmeiras para se posicionar entre os 4 primeiros. Outro jogo de muitos gols.

Santos x Flamengo - Santos, Vila Belmiro às 21:50
O jogo da rodada! Trata-se do encontro dos dois melhores elencos do país, o das jóias do Santos, uma revoada que conta com Calopsitas e com Gansos, e que tem muito que provar. Parece-me que para o Santos não se trata de pontuação, mas de honra e eles irão para cima. Para o Flamengo, com Ronaldinho e com Thiago Neves, Williams e Deivid, é questão de vencer para manter-se na luta pelo título e torcer (novamente) pelo Coxa, desta vez não contra o Vasco, mas contra o São Paulo. Qualquer tropeço é válido.
Jogo da rodada!

Figueirense x Palmeiras - Floripa, Orlando Scarpelli às 21:50
Outro jogo importante. Para o Figueira é a chance de colar no g-4 e se manter na briga pela vaga na libertadores e pelo título. Para o Palmeiras é a chance de ocupar a segunda colocação e despachar dois rivais diretos para trás, além de colar no maior rival. Figueira tem 16 e Porco tem 19 pontos. Promessa de jogão!

Coritiba x São Paulo - Curitiba, Couto Pereira às 21:50
Jogo importantíssimo, um dos mais importantes da rodada. Nesta partida temos a manutenção do Segundo lugar do campeonato e a aproximação na perseguição ao Corinthians. Para o Verdão, significa galgar várias posições em direção ao topo da tabela, posição que poderia ser considerada justa para o vice-campeão da Copa do Brasil. Para o São Paulo, é a chance de ficar a 3 pontos do maior rival e líder do campeonato, e ainda a chance de se afastar do Flamengo e do Vasco logo atrás. Promessa de bom jogo!

A rodada está prometendo com mais dois jogos amanhã! Esses jogos serão abordados amanhã! Preparem o local para assistir o jogo e boa sorte!