quinta-feira, 28 de julho de 2011

A volta da alegria

O jogo de ontem, jogo não, o embate épico, oriundo diretamente do Baghvad Ghita, foi o melhor embate em anos no futebol brasileiro. Não foi belo só pelo placar, ou pelos gols, mas por um motivo: alegria. A alegria, que nos caracteriza, que sempre é tida como o maior cartão de visitas do brasileiro, estava há muito esquecida, em detrimento da técnica e da raça. Não, leitor anti-patriota, não falo contra o Uruguai, tivemos a prova do valor da raça na Copa América, mas falo sobre os times brasileiros. Nosso fiasco, no continental, é devido, em grande parte à falta de identificação dos jogadores, mas a principal origem é a falta de alegria, a falta de motivação, de orgulho. O que se viu ontem foi um Santos mordido, que queria provar as coisas e um Flamengo sublime. O que causou isso? A alegria de jogar. Ronaldinho parecia uma criança em campo, mais moleque que o piazim dos sonhos. A falta que ele cobrou, na malandragem, o sorriso que ele não parou de esbanjar. Mas ele não foi o único. Elano, apesar de ter se dado mal, resolveu tirar onda, como um piá, um moleque inconsequente. E também o arqueiro rubro-negro, no melhor estilo pelada de amigos, saiu marrento fazendo embaixadinha...
A alegria dos jogadores contagiou a torcida, mas a tensão do jogo também. Com uma defesa como a do Flamengo - que deixa a desejar- e a do Santos que se mostrou frágil, ambos os times correm risco de nadar e morrer na praia. Flamengo quer o hepta. Torçam para que o Pirulito resolva. Santistas, se até o Deivid- que não está em grande fase- passou por essa defesa, Messi vai brincar... Pode-se comparar assim: o Piazim de ouro caminhava na área do Flamengo e a defesa nem via. Agora troque a defesa parada pela do Santos, e Messi no lugar de Neymar, e ai estará a final do mundial.
Para finalizar, o que se pode dizer, não é que o Peixe perdeu, longe disso. Aconteceu, que o Flamengo, digo, a camisa do Flamengo se impos. Nelson Rodrigues dizia que a camisa do Flamengo algum dia ia jogar sozinha e vencer todas. Não sei se chegou esse tempo, mas que ontem ela se levantou, se agigantou e calou a Vila, ahh calou, e ninguém mais que o Anjo Pornográfico estará feliz nessa rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário